21 de ago. de 2008

Entrevista - METALVOX WebZine (Ago/08)

Com tão pouco tempo de vida a banda MetalWar vem ao longo de suas apresentações formando uma legião de fãs com seu Heavy Metal tradicional (com um acento melódico, mas não açucarado). Recentemente lançaram sua primeiro demo e nós conversamos com o vocalista Fernando Valverde para saber mais um pouco de sua história.
1 - Fernando, inicialmente nos conte um pouco da história do MetalWar. Quem teve a idéia de montar a banda e como se deu a formação da mesma.
Fernando Valverde (v) - Sim, a banda se inicia com a vontade antiga de Alan Metal (d) de montar um trabalho parecido com a banda antiga que ele teve como projeto, a Holy Hunter, logo o projeto Holy Hunter foi engavetado. Depois de muitos anos de esquecimento ele acendeu a chama com o nosso antigo guitarra base Albertinho e logo em seguida fui convidado para participar do mesmo.
2 - Holy Hunter? Outra banda?
Fernando - Sim antes da formação da Metalwar a Holy Hunter era um projeto antigo de Alan, mais não chegou a gravar nenhum material a banda foi desfeita em pouco tempo.
3 - Putz, nem conheci o Holy Hunter mesmo morando na mesma cidade. Chegaram a pelo tocar alguma vez em algum show?
Fernando - Acho que não, mas chegou a ensaiar no Feira X (bairro da cidade de Feira de Santana/BA), por algumas vezes.
4 – Uma coisa me intriga no MetalWar, justamente o nome da banda. Porque não bate com a estética musical que a banda pratica, um Heavy Metal tradicional com nuances melódicas – vocês mesmo conceituam sua musicalidade como Power Metal tradicional. O que levou a banda a ter este nome?
Fernando - Bom, ideologicamente falando o nome MetaWar foi dado por mim, porque quando se fala em Metal e difícil se distanciar temáticas de guerras, conquistas e de toda uma atmosfera de energia vinda do Metal!!! Não há Metal sem guerra, mas guerra sem sangue!!!!! Quanto a sonoridade da banda, passamos por uma fase de experiências onde buscamos a identidade da banda, mais o nosso ideal e buscar o Power Metal onde ele estiver.
5 - Bom tu citar a estética da banda, porque este conceito em décadas passadas tinha outra conotação e hoje é associada a uma sonoridade mais melodia, é esta a intenção do MetalWar?
Fernando - Ahah sim, não queremos nos desvincular do passado , pois e o passado que faz a gente traçar nossas idéias em composições, quanto a idéia melódica e algo que a gente trabalha para nos desvincular de tal sonoridade, apesar de hoje nossas novas composições estarem mais Speed a Power do que nunca.
6 – Voltando ao nome da banda, muita gente pode confundir a estética musical da banda. Associando com o War Metal, que é um estilo mais (muito) extremo que o que vocês fazem, já rolou alguma confusão neste sentido? Você particularmente ouve bandas mais extremas?
Fernando - Sim, já teve este comentário, mas não temos intenção nenhum de fazer War Metal, particularmente curto Metal extremo em suas variadas vertentes, Black, Death, entre outros, mais a liberdade na língua inglesa nos da autonomia para colocar este nome e não vincular ao estilo War Metal!!
7 – Você tem uma grande admiração pelo vocalista Ralph Scheepers (ex Gamma Ray, Primal Fear), seu estilo de cantar nos remete ao estilo do Ralph e também sua aparência lembra o Ralph – ambos são carecas, se bem que desde que te conheço você é destituído de pelos sobre o couro cabeludo. Srrsrs.
Fernando - Ahahahah e se a gente trocar a identidade ninguém percebe, brincadeira, o cara é um fenômeno o admiro muito como vocalista, mais Rob Ralford em seus quase sessenta anos de idade me fez chorar ao vivo, você estava lá e viu a destruição!!!!!!
8 - Além de Scheeprs quais vocalistas influenciam seu trabalho como vocalista?
Fernando - Rob Halford pesquiso bastante, Eric Adams um pouco, mais hoje busco agressividade na voz, acho e isso que deixo a desejar um pouco como vocalista.
9 - Que vocalista seria o parâmetro para esta agressividade que você procura?
Fernando - Rapaz, UDO, a voz dele é singular e com agressividade na medida certa.
10 - Excelente referência de agressividade no vocal, e em relação a banda como um todo quais seriam as bandas que são influências direta para o MetalWar?
Fernando - Judas Priest, Rainbow, Iron Maiden, Riot, Primal Fear.
11 – O MetalWar acaba de lançar sua primeira demo, nos conte um pouco desta experiencia. As dificuldades que encontraram já que foi a primeira experiência da banda dentro de um estúdio de gravação.
Fernando - Bom inicialmente tivemos muitos problemas, primeiro que tivemos que nos enquadrar ao metrônomo para podermos gravar e nem tudo mundo na banda tinha noção de tocar se baseado pelo metrônomo, fizemos uma primeira tentativa e não saiu legal, demos um tempo e retornamos novamente, deste vez conseguimos gravar e tudo ocorreu sem problemas.
12 – A demo tem no track list apenas duas músicas, isto foi o pretendido desde o começo ou o velho problema orçamentário das bandas iniciantes pesou na gravação de somente duas músicas?
Fernando - É isso cara pesou para caramba financeiramente para banda, logo só podemos gravar duas a MetalWar e Sactuary.
13 - O que já é muita coisa Fernando, pior ter uma banda durante mais de uma década e só lançar ensaios toscos e gravações de shows que ninguém escuta nada – tem idiota que acha isto o máximo. Bem amigo fique a vontade para mandar suas mensagens finais aos leitores do MetalVox.
Fernando - A MetalWar saúda a todos headbagers que com vontade verdadeira, segue nossa luta pela perpetuação do Metal com muita fúria, sempre buscando unificar o cenário as vezes tão dicotomizado, deixando de lado falsas verdades que destrói nossa cena, levantamos a bandeira da Guerra sempre, pois o verdadeiro headbangers que não utilizam violência como arma sabe o que e bangear e gradiar sem sangrar.

Nenhum comentário: