1 de abr. de 2010

Resenha EP - METALVOX WebZine (Mar/10)

O Metalwar foi formado em 2004, na cidade de Feira de Santana, uma das principais cidades da Bahia. De lá pra cá, o Metalwar lançou uma demo auto-intitulada e realizou vários shows pela região, sempre levantando a bandeira do Heavy/Power Metal tão bem executado pela banda. Neste ano de 2009 o Metalwar lança seu mais novo recente trabalho, o EP "Burning Heart", contando com três músicas inéditas, mais as duas músicas da demo lançada em 2006, além de trazer um clipe da faixa Burning Heart que, infelizmente, não consegui assistir nesse monte de lata que eu chamo de “computador”.
Como já mencionado, o Metalwar trás como proposta um Heavy/Power Metal oitentista, profundamente influenciado por Helloween (da fase "Walls of Jericho"), Running Wild, Riot, Rage, Grave Digger. O EP trás como faixa de abertura a boa "Follow The Sun", música pesada, rápida, com boas melodias, riffs matadores e um refrão cantado a plenos pulmões – Power Metal clássico e puro! "Evil Sun" mantém a mesma linha, com muita influência de Running Wild (a introdução faz lembrar "Riding the Storm", do magnífico "Death Or Glory") e, principalmente, muita influência do Helloween dos velhos tempos, trazendo excelentes melodias, além do peso e da velocidade característica do estilo. É interessante ressaltar a versatilidade do vocalista Fernando Valverde, ora fazendo vocais mais agressivos, ora cantando de forma mais melódica e, sobretudo, as baterias de Alan Metal (único membro remanescente da formação junto com o já citado vocalista): o cara tem muita técnica e tem uma velocidade impressionante nos pedais duplos – algo fundamental pro estilo. A faixa-título, que inspira o ótimo trabalho da capa, mantém a pegada e qualidade do grupo, com bons riffs, boas melodias, bateria destruidora, algumas passagens com coros mais “épicos”. Como bônus-tracks há as Metalwar (esta precedida de uma bela intro) e "Sanctuary", ambas da primeira demo: é interessante notar que ao mesmo tempo que o Metalwar foi construindo seu estilo, é perceptível a evolução do grupo. O fato é que todas as músicas, tanto do EP como da demo, demonstram a competência dos caras em fazer um som sincero e com muita garra.
Certamente você não vai achar nada de novo no som do Metalwar – e isso pode parecer ruim para algumas pessoas. Porém, se você procura algo que soe puro, com muita velocidade e boas melodias, esta é a banda certa! Ainda que peque em alguns aspectos como produção e gravação – o que é ABSOLUTAMENTE compreensível, visto que estamos falando de uma banda batalhadora no underground como inúmeras outras – o Metalwar encontrou o seu estilo e, sem dúvidas, podemos esperar muitos mais no futuro.

Nenhum comentário: